Terça, 01 Agosto 2017 21:34

MEC autoriza a abertura de mais 11 cursos de medicina

MEC autoriza a abertura de mais 11 cursos de medicinaJason Lee/Reuters

O Governo Federal autorizou hoje a abertura de 710 novas vagas de medicina no país. O anúncio contou com a presença do presidente Michel Temer e do Ministro da Educação Mendonça Filho com o tema "Educação: mais vagas para melhorar a saúde". Ao todo 11 municípios das regiões sul e sudeste já podem iniciar as atividades este ano.

Apesar dos novos cursos serem em estados onde já há uma grande oferta de vagas para medicina o Ministro da Educação disse "...que a gente possa ter profissionais de saúde formados nas mais distante regiões do Brasil...infelizmente boa parte do Brasil mais distante se ressente de acesso a saúde e consequentemente acesso também a formação médica". O presidente Michel Temer disse "estamos criando condições para que Mais Médicos cheguem ao interior do nosso país...na verdade é o nosso compromisso com a redução das desigualdades regionais". Talvez ambos precisem ser lembrados que apenas na região metropolitana de São Paulo há 10 cursos de medicina, com as novas vagas serão 14 cursos. Já nas regiões com maiores desigualdades como a região Norte do país há 15 cursos de medicina no total.

As novas cidades contempladas são apenas as primeiras de um total de mais de 2.000 vagas que o Governo prometeu. Até o final de 2017 novas cidades em diversas regiões do país serão adicionadas ao já saturado mercado de escolas médicas.

Onde estão os novos cursos

Paraná
Campo Mourão - Faculdade Integrada de Campo Mourão: 50 vagas
Pato Branco - Faculdade de Pato Branco: 50 vagas

Rio de Janeiro
Angra dos Reis - Universidade Estácio de Sá: 55 vagas

Rio Grande do Sul
Novo Hamburgo - Universidade Feevale: 60 vagas
São Leopoldo - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos: 65 vagas

São Paulo
Araras - Faculdade São Leopoldo Mandic: 55 vagas
Guarulhos - Uninove Guarulhos: 100 vagas
Mauá - Uninove Mauá: 50 vagas
Osasco - Uninove Osasco: 70 vagas
Rio Claro - Faculdade Clarentiano: 55 vagas
São Bernardo do Campo - Uninove São Bernardo do Campo: 100 vagas