Após reuniões e discussões em fóruns de ensino, foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica mudanças no processo de residência médica, com início a partir de 2012. O texto elaborado prevê que programas de residência de acesso direto e com pré-requisito terão a data de início alterada para o primeiro dia útil de março de cada ano. Outra alteração prevista, que também entrará em vigor a partir do concurso de residência 2012, é que o início do período de provas deverá, obrigatoriamente, iniciar a partir do dia primeiro de novembro.

Dessa forma, concursos como Unificado de Minas Gerais, UFF, UERJ, HUOL, UNB, UFC, entre outros, que até o concurso 2011 iniciavam antes de novembro deverão ter seu início a partir do dia primeiro de novembro, havendo a possibilidade de que concursos de estados diferentes ou até do mesmo estado apresentem datas semelhantes.

É importante salientar que os médicos residentes atuais, terão o término dos programas médicos garantido em 31/01/2011. O mês de fevereiro neste caso ficaria sem médicos residentes a princípio, o que poderia, consequentemente, acabar sobrando para os atuais R1, tendo que trabalhar um mês a mais, até a chegada em março dos novos residentes.